Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo

Do frio da serra ao calor do litoral paulista

Os problemas

Seja na Serra da Mantiqueira, mais precisamente em Campos do Jordão, seja no litoral paulista, independentemente do contraste das temperaturas, o problema da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo era um só: despertar o interesse do turista em potencial, não só o paulista, mas o de outros estados e até do exterior, para conhecer essas duas regiões que oferecem numerosas atrações de lazer, divertimento e cultura. Em Campos do Jordão, o foco era o tradicional Festival de Inverno, realizado todos os anos nas férias do meio de ano, em julho.

As soluções

Para atrair os turistas, principalmente os amantes de música erudita, para o Festival de Inverno de Campos do Jordão, nossa empresa desenvolveu um mapa cujo ponto forte era a programação do festival, com destaque para os locais onde seriam realizados os eventos, como o Auditório Cláudio Santoro, a Praça de Capivari e a Igreja de Santa Terezinha. O material artisticamente ilustrado incluiu também, além de textos informativos, os principais pontos turísticos da região, incluindo hotéis, bares e restaurantes. Assim, entre um e outro concerto ou recital, nos horários em que a música dava uma pausa, os visitantes da cidade poderiam conhecer e curtir outras atrações da Serra da Mantiqueira.

Em relação ao litoral paulista, a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo realizou uma pesquisa importante para saber por que os visitantes da capital paulista, na maioria executivos a serviço ou participantes de congressos e convenções, não aproveitavam os dias livres ou não estendiam a viagem para conhecer também o litoral paulista. E descobriu que basicamente o problema era a falta de material de divulgação. A solução oferecida por nossa empresa foi a criação de mapas ilustrados de todo o litoral de São Paulo e as principais vias de acesso, com informações sobre as principais cidades e praias, em três línguas: português, espanhol e inglês. O material, voltado para esse público específico, foi distribuído nos hotéis e flats da capital.